A Associação das Colectividades do Concelho de Matosinhos (A.C.C.M.) é uma associação de direito privado que tem por principal objetivo a União das Coletividades do Concelho de Matosinhos, com vista à satisfação de interesses comuns e ao melhor desenvolvimento e prossecução das suas atividades associativas, com especial incidência para as vertentes da formação, informação e apoio técnico. Em suma, este organismo visa essencialmente representar os interesses e identificar e otimizar os meios e instrumentos que facultem o acesso ao trabalho, desenvolvimento e afirmação da vida e vivência(s) associativa(s).
Para levar a efeito estes pressupostos, compete à Associação: defender os interesses das coletividades junto dos diferentes organismos públicos e privados; promover ações de formação, seminários e afins com vista a melhorar o nível dos seus dirigentes; fomentar o intercâmbio de experiências e a troca de informações; dinamizar novos projetos, relações associativas e promover a cooperação das coletividades a nível local, regional e nacional em articulação com as estruturas representativas distritais e nacionais.
A primeira reunião da Comissão Instaladora desta associação realizou-se a 13 de Maio de 1997, nas instalações do Orfeão de Matosinhos.
A 23 de Janeiro do ano seguinte nas instalações da sua sede provisória, na Associação de Pais da Senhora da Hora, na Rua Vasco da Gama, 260, na Senhora da Hora, foram aprovados os seus Estatutos e eleitos os seus primeiros Corpos Sociais.
A 17 de Setembro de 1999 era lavrada a Escritura Pública de Constituição da Associação das Colectividades do Concelho de Matosinhos.
Durante a sua de atividade inicial, a A.C.C.M. esteve instalada em instalações provisórias que gentilmente lhe foram cedidas. A sua primeira sede provisória foi na sede da Associação de Pais da Senhora da Hora, na Rua Vasco Santana 260, na Senhora da Hora. Com a mudança de instalações para a Avenida Manuel Pinto de Azevedo, 551 - Cave Esq°, Senhora da Hora, também a A.C.C.M. muda para estas instalações (2ª sede). Posteriormente, um protocolo com a Cooperativa de Habitação de Santo Ildefonso instalou a A.C.C.M. na Avenida Vasco da Gama, 930-C, Senhora da Hora. Ciente de que os seus sócios e os trabalhos que pretendia levar a efeito mereciam mais, continuou a esforçar-se por conseguir as instalações condignas. anos lutou por uma sede social condigna e bem localizada. Assim, foi com natural entusiasmo que em Maio de 2006 procedeu à inauguração provisória, na Rua Conde Alto Mearim, 385, edifício do Centro Municipal Joaquim Neves dos Santos.
Atualmente, desde 20 de junho de 20220, a A.C.C.M. está instalada na Rua Guilherme Felgueiras, nº 69/71, 4450-153, Matosinhos. A nova sede e a atualização significativa de meios humanos e recursos tecnológicos permitiu um melhor serviço e atendimento às necessidades dos nossos associados.
Fiel aos seus objetivos, desde a sua fundação, a ACCM já realizou inúmeras reuniões nas instalações das coletividades associadas; formação para dirigentes; rally paper, festas de Natal; homenagens a dirigentes e instituições (entrega de galardões); debates subordinados aos temas: “A Mulher e o Desporto”; “Evolução do Associativismo”; “Estrutura do Movimento Associativo”; “Organização, Contabilidade e Serviços”; “Rio Leça”; “Enquadramento Jurídico e Fiscal”; “Associativismo, Tempos de Mudança em Comunidade”; “A Terceira Idade e as Colectividades”; “A Juventude e a Terceira Idade”; “Ambiente em Matosinhos"; “A Juventude e as Colectividades”. Esteve também diretamente ligada à organização de exposições nas sedes das coletividades associadas e fez-se mesmo representar com um stand na Campisport (Feira de Desporto, Campismo e Caravanismo) na Exponor. Foi responsável ainda, pela organização dos Encontros das Colectividades do Concelho de Matosinhos, cujas conclusões integram o apêndice documental desta obra e revelam a sua capacidade de agir e interagir junto dos associados e comunidade envolvente.
A A.C.C.M. recebeu, por diversas vezes, distinções enquadradas no trabalho realizado junto do setor associativo. Recentemente, no dia 20 de abril de 2022, na Sala de Sessões Públicas dos Paços do Concelho da Câmara Municipal de Matosinhos, Joaquim Ventura, Presidente da Direção da Associação das Colectividades de Matosinhos e em representação da mesma, tomou posse como membro do Conselho Municipal de Segurança da Câmara Municipal de Matosinhos, perante a Câmara Municipal, como determina o artigo 18º do Regulamento e artigo 9º da Lei nº 33/98 de julho, na sua versão atualizada. A A.C.C.M pertente, também, desde 2017, à Rede Social de Matosinhos. Tentamos sempre que possível estar presentes nas causas sociais, na entrega de cabazes natalícios aos mais carenciados e até ser pioneiros , sendo o exemplo mais recente a Campanha Solidária TODOS COM O POVO UCRANIANO, que a A.C.C.M. iniciou, e que contou com o apoio das instituições suas associadas, Uniões de Freguesias de Matosinhos e Leça da Palmeira, São Mamede Infesta e Senhora da Hora, e Câmara Municipal, com muitas centenas de kilos de alimentos; peças de roupa; caixas de medicamentos entre outros artigos variados, que foram recolhidos e enviados para a Ucrânia.
A A.C.C.M. encontra-se também representada através de alguns dos seus membros diretivos nos órgãos sociais da Federação das Coletividades do Distrito do Porto e na Confederação Nacional das Coletividades.
Durante estes vinte e três anos, várias coletividades foram atendidas pelos serviços jurídicos, de contabilidade e fiscalidade que a A.C.C.M. colocou ao seu dispor.
Muito já foi feito porém, a A.C.C.M. continuará sempre empenhada na defesa do movimento associativo de Matosinhos, a cidade e concelho.
A Direção da A.C.C.M.
29-07-2022