Ayr Credit é uma carteira virtual de créditos verdes baseada em emissões de CO2 poupadas.
A solução, desenvolvida pelo CEIIA (Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto) com o recurso à tecnologia blockchain, permite a validação das transações efetuadas. Para já esta solução é apenas um protótipo, mas em breve será possível comprar um café com emissões de CO2 poupadas em atividades do dia a dia. Aliás, foi isso mesmo que fez hoje Luísa Salgueiro ao convidar o Primeiro-ministro para um café antes da reunião do Conselho de Ministros, que decorre hoje em Matosinhos, precisamente no CEIIA. Para o efeito, a Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos utilizou a aplicação AYR Credit no seu telemóvel.
Aí verificou os créditos a que tem direito pela poupança de emissões poluentes que acumulou nas deslocações que efetuou no carro elétrico que utiliza diariamente.
Através da leitura de um QrCode, a edil descontou os créditos que detinha na aquisição de um café, que fez questão de oferecer a António Costa. O Primeiro-ministro participa hoje numa reunião do Conselho de Ministros, dedicada à apresentação do Roteiro do Conhecimento e Inovação.
Notícia completa em http://www.cm-matosinhos.pt/
Matosinhos aposta no ambiente
